domingo, 4 de julho de 2010

Poemas e Mensagens



"A arte

de ser

ou

não ser,

muitas pessoas,

em uma gente

só pessoa...

no palco do teatro,

é vida

que se reinventa...”


(recortes do poema contido na peça do Grupo de Teatro Semear'te “Você é ou parece ser”)




Mesmo que o palhaço chore
Mesmo que a bailarina erre o passo
Mesmo que não haja mais coelhos na cartola
Mesmo que o trapezista escorregue
Mesmo que o elefante teime em não adentrar o picadeiro
Haverá o domador destemido levando o seu leão
Sempre haverá alguém, por que o show...
...O SHOW TEM QUE CONTINUAR.

Orlando Maciel



“Mas por isso lhes falo parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.”

(Bíblia Sagrada, Mateus 13; 13:)




Aprendi de mãe

À todas as mães, em especial Jelzi e Damiana


Estes encantos e forças de vida

Aprendi de minha mãe

Estas linguagens e diferenças sentidas

De mãe muitas vezes foram compreendidas.

Mãe,

presente de Deus,

peróla em nossas vidas.

Muito nos ensinou e ainda ensina

Com palavras, silêncios, exemplos.

Começos e recomeços,

continuidades, descontinuidades.

Sua existência possibilita,

novos olhares, em diferentes formas.

De ser e viver no mundo.


Isabel Lima





Do povo buscamos a força

Não basta que seja pura e justa
a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça
existam dentro de nós.

Dos que vieram
e conosco se aliaram
muitos traziam sombras no olhar
intenções estranhas.

Para alguns deles a razão da luta
era só ódio: um ódio antigo
centrado e surdo
como uma lança.

Para alguns outros era uma bolsa
bolsa vazia (queriam enchê-la)
queriam enchê-la com coisas sujas
inconfessáveis.

Outros viemos.
Lutar para nós é ver aquilo
que o Povo quer realizado.
É ter a terra onde nascemos.
É sermos livres para trabalhar.
É ter para nós o que criamos
Lutar para nós é um destino -
é uma ponte entre a descrença
e a certeza do mundo novo.

Na mesma barca nos encontramos.
Todos concordam - vamos lutar.

Lutar pra que?
Pra dar vazão ao ódio antigo?
ou pra ganharmos a liberdade
e ter pra nós o que criamos?

Na mesma barca nos encontramos
Quem há de ser o timoneiro?
Ah as tramas que eles teceram!
Ah as lutas que aí travamos!

Mantivemo-nos firmes: no povo
buscáramos a força e a razão

Inexoravelmente
como uma onda que ninguém trava
vencemos.
O Povo tomou a direção da barca.

Mas a lição lá está, foi aprendida:
Não basta que s
eja pura e justa
a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós.

(Poemas de Angola - Agostinho Neto)





O Verdadeiro Ateu

Sou um ateu quando se trata do deus violento da jihad
Sou um ateu quando se trata do senhor que converte pela espada
Sou um ateu quando se torna missão de políticos usar a religião como munição

Eu creio em Você, o artista de arvores e galáxias
Eu creio em Você, o poeta dos oceanos e rios e córregos
Eu creio em Você, no Deus de compaixão que nos chama para a ação
Eu creio em Você...

Eu não posso crer no que eles crêem, mas eu creio em Você
Eu creio em Você, o majestoso arquiteto do espaço e do tempo
Eu creio em Você, o compositor da beleza e da musica da vida
Eu creio em Você, o santo perdoador e selvagem reconciliador
Eu creio em Você...

Sou um ateu dos deuses da ganância que ignoram os necessitados
Sou um ateu dos deuses que levam aos outros a tortura e o sofrimento
Sou um ateu quando se aceita a visão dos poucos escolhidos,
que julgam e condenam quem deles é diferente

Eu creio em Você, poderoso e manso e gentil em poder
Eu creio em Você, a palavra falada com boas notícias ao quebrado
Eu creio em Você, o mistério transcedente, conosco na história
Eu creio em Você...

Bryan McLaren



Um comentário: